segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Última aula do Estágio de Matemática no Ensino Médio


Última Aula
Data: 13/10/2010
Horário: 16h30min às 17h20min
Número de horas-aula: 1 hora-aula
Tema da aula: Encerramento do Estágio

Nesta aula vou:

·         Questionar os alunos sobre a minha prática pedagógica na escola;
·         Confraternizar com os alunos e relembrar o que foi desenvolvido neste período de estágio.

Metodologia:

            No primeiro momento da aula, entregarei as avaliações realizadas na aula anterior. Farei um breve comentário sobre o desempenho da turma, e sobre as questões da prova juntamente com os alunos.
            Em seguida entrego para os alunos uma folha para a avaliação do estágio. Nesta folha estará presente algumas perguntas, em que buscarei a opinião dos alunos sobre a matemática que aprende na escola, e que aprendeu durante o estágio, quais as relações desta com outras áreas do saber, e também as sugestões e críticas sobre a minha prática pedagógica.
Segundo D’AMBROSIO:
Essa proposta parte da aceitação do fato que o docente está num processo permanente de aprimorar sua prática e nada melhor para isso do ele próprio conhecer seu desempenho por meio de relatórios dos que estão participando dessa prática. Não se trata de dar nota ao professor, aprová-lo ou reprová-lo, mas sim de dar a ele os elementos para analisar sua prática. Da mesma maneira, o professor está interessado em saber o quanto da mensagem que ele pretendia dar aos alunos foi passada e como ela foi compreendida. (D’AMBROSIO, 1996, p. 72)

            Desta forma estarei avaliando como o estágio produziu efeitos nos alunos, que impressões lhe causaram, o que de mais importante lhe chamou a atenção, e de que forma este estágio marcou a sua vida. Sempre pensei que em uma aula, o professor não é um ser neutro, que não está ali somente para “passar” um conteúdo, ele está ali para provocar o aluno, fazer ele pensar, questioná-lo sobre os conceitos, fazer com que ele perceba as regularidades, e saiba operar nesta ciência de forma clara e madura. Neste sentido, acredito que captar as sensações que os alunos tiveram nas aulas através de um relato escrito, se torna uma excelente metodologia, pois possibilita fazer uma análise do que foi compreendido, o que precisa ser mudado, e o que pode ser aprimorado.
            Em um segundo momento da aula, irei apresentar dois vídeos para a turma. O primeiro será um vídeo que fala sobre sonhos. Buscarei passar uma mensagem motivacional para os alunos que fale sobre conquistas, incentivando-os a lutar pelos seus sonhos. O segundo vídeo que será exibido conterá os registros fotográficos do estágio, bem como as atividades desenvolvidas neste período, fazendo assim uma retrospectiva destes 25 períodos em que estive com a turma.
            Ao final da aula, será feita a confraternização de encerramento do estágio.




Considerações do dia:

            Esta última aula do estágio foi muito especial. Foi um dia que certamente ficará marcado na minha trajetória acadêmica. O Encerramento do estágio recompensou todo o esforço e dedicação que empenhei nesta jornada.
            Neste dia, cheguei mais cedo na escola do que o habitual, cerca de uma hora de antecedência, para iniciar a organização do material que iria apresentar para os alunos (vídeos, instalação do data-show e computador), e também, para resolver alguns assuntos com a direção e supervisão da escola, atestado e comprovante de freqüência.
            Para minha surpresa, os alunos tinham se articulado com a professora de Língua Portuguesa, que cedeu o período anterior ao de matemática, para que a turma organizasse a confraternização de encerramento de estágio. Fiquei bastante surpreso com a organização dos alunos, que realizaram um dos momentos mais marcantes de minha trajetória acadêmica.
            Em um primeiro momento da aula, realizei com os alunos a avaliação do estágio. Entreguei aos alunos um questionário em que os alunos deveriam fazer alguns apontamentos sobre minha prática pedagógica com a turma, metodologias adotadas, explicações teóricas e práticas, e o que mais havia marcado para cada um neste período. Além disto, também busquei obter algumas posições dos alunos sobre o que pensam da matemática, esta ciência que tanto dividi opiniões e gostos.
            Ao ler os questionários fiquei bastante surpreso com algumas posições dos alunos. As respostas foram escritas com grande maturidade por parte dos alunos, que não pouparam em escrever o que pensam e o que sentem em relação às perguntas feitas. A primeira questão abordada foi à seguinte: “O que você pensa sobre matemática? Pra que ela serve?”. Muitos alunos se referiram a matemática como sendo uma ciência que auxilia a resolver problemas do cotidiano, como questões financeiras, como podemos perceber nas seguintes respostas:
Eu penso que é uma matéria importante, que todos precisam saber pelo menos o básico para poder conviver. Matemática serve para várias coisas, para contar dinheiro, contar quantas pessoas tem em um lugar, trabalhar, etc...


Tudo envolve pelo menos um pouco da matemática, em geografia para calcular as dimensões de um mapa, na história para poder calcular as épocas. E na nossa vida para calcular por exemplo os metros quadrados de nossa casa.


Eu penso que matemática é importante para a vida, ela serve para tudo, contar o nosso tempo, preço das coisas, etc... em biologia, com os cromossomos da mitose que são 46 que se dividem em duas células com 46 cromossomos. Na nossa vida, com o horário de acordar, estudar, dormir, etc...


Eu acho uma matéria bem interessante. Me ajuda no meu dia-a-dia em vários quesitos. A matemática e o português andam juntos, não há matemática sem a compreensão e interpretação de problemas ou enigmas.


            Porém, houve alunos que demonstraram que não gostam muito da disciplina:
Acho que matemática é uma matéria muito chata. Serve para resolver algumas coisas na nossa vida, mas na maioria das vezes serve para complicar a cabeça.


            Sobre o estágio em específico, os alunos demonstraram interesse pelas atividades desenvolvidas, pela forma que foi realizada a abordagem, e destacaram as diferentes metodologias utilizadas. Também comentaram sobre o padrão das progressões geométricas, que está presente em diferentes áreas:
Gostei bastante, não foi uma aula chata, só com explicação e exercícios, teve slides, construção de fractais.


Foi legal, tivemos aulas diferenciadas, com data-show, montagem e apresentação de fractais. Foi muito legal o dia em que elaboramos o fractal escada.


O estágio foi bem produtivo, eu aprendi bastante, a matéria foi bem explicada. As apresentações sobre fractais foram as que mais gostei, pois vemos em quase todos os cantos, como por exemplo nas plantas.


            Os alunos também descreveram as minhas características enquanto professor, ao responder a seguinte pergunta: “Quem é o Professor Andrios?”
É um professor que sabe explicar bem a matéria. Uma pessoa que aparenta gostar do que faz.


O professor Andrios é uma pessoa legal, explica bem e ele diferencia as aulas de maneira que ela não seja chata, deixando sentar em duplas, grupos.


Ele é muito simpático e legal. Se não entendesse ele explica de novo.


Ah, acho que ele é um cara meio louco por gostar de matemática, mas no mais adorei, acho que ele é uma pessoa que vai ser um ótimo professor.


            E para completar as perguntas “Que tal?”, “Que legal?” e “Que pena?”, os alunos foram bem criativos:
Que legal, o estágio foi bem interessante.
Que pena que acabou.
Que tal ficar dando aula mais tempo?


Gostei muito da matéria, e de como foi apresentada a nós. Não acho que tive nenhum ponto negativo e sugiro que continue atendendo os alunos com a mesma dedicação. Poderia voltar mais vezes.


            Acredito que a partir destas avaliações posso afirmar que este estágio foi marcante não somente para mim, como para todos os alunos envolvidos. É interessante que haja este momento em que o aluno avalia a prática, pois foi a eles que me dirigi durante estes dezesseis períodos, foram eles que receberam as atividades e as realizaram, viveram, sentiram. Portanto é preciso que o professor tenha este cuidado, de captar os sentimentos, as sensações que os alunos tiveram a cada atividade, para que desta forma seja analisado o quanto foi significativo a eles esta prática.
            No segundo momento da aula, entreguei a avaliação realizada na aula anterior, sobre o conteúdo estudado durante o estágio. Comentei com os alunos que tinha ficado bastante satisfeito com o desempenho da turma na avaliação. Também fiz um breve comentário sobre os erros cometidos pelos alunos em algumas questões, como as que envolviam frações, equações exponenciais, e também sobre o erro que mais me chamou a atenção, que foi a questão onde alguns alunos consideraram o ano com apenas três trimestres ao invés de quatro.
            Em seguida exibe um vídeo com mensagem motivacional, que fala sobre sonhos, conquistas e vitórias. Neste momento os alunos ficaram atentos as imagens belíssimas dos pássaros, que se intercalavam a mensagem “Nunca deixe de voar!”. Foi interessante perceber o quanto os alunos se concentraram neste momento, e também se emocionaram com a bela mensagem.
            Dando continuidade a aula, exibi o segundo vídeo, onde fiz uma retrospectiva do que foi desenvolvido durante o estágio. Para isto, digitalizei as atividades desenvolvidas nas aulas, e elaborei um vídeo com as fotos tiradas durante as aulas. Durante a exibição deste segundo vídeo, percebi que os alunos estavam maravilhados com o que foi desenvolvido durante o estágio, e também constatei que eles admiraram o trabalho que realizei com a turma. Ao término do vídeo o ambiente da sala de aula era de muita alegria e satisfação.
            Nesta aula, pude analisar o quanto os alunos dão valor à escola, o quanto dão valor aquele espaço, dão valor as relações com os professores, e desta forma, podem sim, admirar o seu trabalho. Sinto que é necessário que cada vez mais o professor acredite na escola, acredite na educação, e para isto estabeleça relações humanas com os seus alunos, relações de respeito e dedicação com a sua profissão. Desta forma o professor adquire o respeito e a confiança do aluno, pois vê nele uma pessoa que faz o que gosta.
            Em seguida nos encaminhamos para a sala ao lado, onde os alunos haviam organizado um coquetel para o encerramento do estágio. Recebi da turma uma linda cesta e um cartão, e o mais importante, um afetuoso abraço dos alunos. O encerramento do estágio foi marcante, emocionante, inesquecível!

Buscando Caminhos

D’AMBROSIO, Ubiratan – Educação Matemática: da Teoria à Prática. Campinas – SP: Papirus, 1996

2 comentários:

  1. Parabéns pela sua dedicação ao conhecimento ... sua metodologia ...

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  2. Obrigado Gessica.
    Amo o que faço, e ver a gurizada aprendendo é o meu principal motivador!
    Abração e continue acompanhando meus trabalhos aqui no blog.

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