terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Medidas de Armazenamento de Dados - Um novo sistema a ser estudado


Medidas de Armazenamento de Dados –
Um novo sistema a ser estudado
Byte. Quem ainda não ouviu falar esta palavra? E as siglas derivadas dela: KB, MB, GB, entre outras. Parece que em todos os lugares onde existe tecnologia, esta palavra nos persegue. Nas mensagens de celulares, nas fotos digitais, nos cd’s e dvd’s, pen drives, planilhas eletrônicas, no envio de vídeos e imagens pela internet, entre tantas tecnologias presentes na atualidade.
Esta palavra juntamente com todas as siglas derivadas, formam um novo sistema de medidas: O sistema de medidas de Armazenamento de Dados. Atualmente encontramos estas unidades de medidas em diversos dispositivos onde existe o armazenamento de dados digitais, como citado anteriormente.
Ao comprar um computador, um notebook, um pen drive, um cd ou dvd, precisamos conhecer estas unidades para escolhermos as melhores configurações para nossos aparelhos ou dispositivos.
Da evolução da tecnologia surgiu este novo sistema, que juntamente com as medidas de comprimento, capacidade, volume e tempo, se tornaram importantes ferramentas para quantificar o mundo a nossa volta.
O sistema de medidas de armazenamento de dados, por suas propriedades, se torna uma interessante ferramenta para o ensino da potenciação com base 2, além de sua relevância na atualidade.
Sobre este tema, foi elaborada uma questão na prova de Matemática do Exame de Seleção para o curso técnico integrado ao ensino médio (2011/1) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório.
A questão abordava o sistema de medidas de armazenamento, suas unidades, as relações de grandeza entre elas, e sua aplicação em alguns dispositivos de armazenamento de dados.
IFRS (2011) – Em informática, byte (B) é uma unidade de memória. Para se quantificar a capacidade de memória de discos, costumam-se usar outras medidas múltiplas do byte, como por exemplo, as seguintes:
NOME
SÍMBOLO
TAMANHO
Kilobyte
KB
210B
Megabyte
MB
210KB
Gigabyte
GB
210MB
terabyte
TB
210GB

Um antigo disquete tinha capacidade de armazenar 1,44 MB. O CD armazena 740 MB. Num DVD cabem 4,7 GB. Como 210 é aproximadamente mil, quantos bytes cabem aproximadamente, em um disquete, um CD e um DVD, respectivamente?
(A) 14,4 mil – 740 mil – 4,7 milhões
(B) 144 mil – 74 milhões – 4,7 trilhões
(C) 1440 mil – 7,4 milhões – 47 milhões
(D) 0,144 milhões – 7,4 bilhões – 47 bilhões
(E) 1,44 milhões – 740 milhões – 4,7 bilhões

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...