quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Estradas em zigue-zague - Trabalho e Potência

A estrada em zigue-zague da foto abaixo tem cerca de 6000m e vai de Aguas Calientes a Machu Picchu, cidade pré-colombiana redescoberta no Peru no início do século XX. Por ela os veículos – a grande maioria ônibus de turismo – sobem os 500m de desnível entre essas duas localidades, uma altura doze vezes menor do que o caminho percorrido.
Estrada que leva a cidade perdida dos Incas

Machu Pichu - Peru

Já a estrada em zigue-zague abaixo tem cerca de 4000m e dá acesso ao morro da Borússia, um dos pontos turísticos de Osório, cidade que fica a 90 Km de Porto Alegre. O desnível é de 400m de altura, e de lá é possível avistar a cidade, o mar e algumas cidades de praia do Rio Grande do Sul. Além disso, são 4km de subida em estrada com ótimo asfalto, paradouro, rampa para vôo livre e ótimas opções de alimentação.  
Estrada da Borússia - Osório RS

Vista Panorâmica da Cidade

Arquimedes se dedicou ao estudo da
 Matemática, Física e Astronomia.

Há séculos, desde o tempo de Arquimedes, filósofo grego (veja gravura abaixo), o ser humano descobriu esta extraordinária lei da natureza: a proporcionalidade inversa entre força e distância, isto é, quanto maior a distância percorrida, menor a força necessária para realizar um determinado trabalho. Por essa razão, em todas as estradas, trechos com elevação íngreme tem sempre um traçado em zigue-zague para aumentar a distância percorrida pelos veículos que sobem esses trechos e reduzir a força exercida pelos motores; caso contrário, eles não teriam a potência necessária para percorrê-los.



Gravura publicada na revista inglesa Mechanics Magazine de 1824 para ilustrar a máxima de Arquimedes: “Dê-me um ponto de apoio e com uma alavanca moverei o mundo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...