segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Telhas, telhados e trigonometria

A seguinte discussão a ser realizada neste post é um tópico encontrado no livro Matemática: Ciência, linguagem e tecnologia, do autor Jackson Ribeiro.
Na construção civil tem-se a preocupação com várias etapas do processo de um obra: fundação, estrutura, acabamento, telhado, dentre outras. Na etapa do telhado, por exemplo, alguns aspectos devem ser considerados, como a inclinação e o tipo de telha que será utilizado. Quanto menos inclinado, mais o peso das telhas contribui para que o telhado fique estável, evitando problemas futuros, como o escorregamento de telhas.


Pode-se determinar a inclinação de um telhado calculando a razão entre a altura e a largura de seu vão, isto é, h/c . Em geral, esse valor é apresentado em porcentagem.
  
Inclinação obrigatória mínima
 
Há diferentes tipos de telhas para diferentes tipos de inclinação para que se mantenha uma boa margem de segurança.


Representação das telhas citadas na tabela a cima
 
Em lugares que neva, os telhados costumam ser bem mais inclinados para que não ocorra o acúmulo de neve.

Discutindo o assunto:
De acordo com as informações apresentadas, do que depende, principalmente, o tipo de telhado a ser construído? E de que maneira isso está relacionado com a trigonometria?
De que forma os conhecimentos de trigonometria contribuem para planejar e decidir o tipo de telhado mais adequado a ser construído?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...