sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Prêmio Professor Viver Digital 2012




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O Prêmio "Professor Viver Digital" deseja dar visibilidade aos professores, que diariamente realizam ações de sucesso na inclusão da tecnologia em ambientes escolares. A proposta do prêmio é oferecer um espaço para a divulgação de experiências e práticas pedagógicas com uso de tecnologia digital para ensino de conteúdos curriculares da educação básica.

Tendo em vista que o trabalho que desenvolvo nas escolas em que atuo está em consonância com a proposta do prêmio, decidi fazer a inscrição de um dos diversos projetos que desenvolvo em minhas aulas, que fazem uso das novas tecnologias como meio para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares.



Projeto inscrito e selecionado para a etapa nacional do prêmio:


“Utilizando ferramentas tecnológicas no ensino de múltiplos e divisores dos números naturais”.



Público Alvo:

 Alunos de 6º ano do ensino fundamental da E.M.E.F. Nossa Senhora das Dores.

 
Tema:

A tecnologia digital aplicada ao ensino de conteúdos curriculares da educação básica.

 

Objetivo:

Em consonância com o acelerado avanço das tecnologias da informação e comunicação, e mediante a uma sociedade globalizada e dinâmica, este projeto objetivou trazer as ferramentas tecnológicas como meio de desenvolvimento dos conteúdos curriculares na disciplina de matemática. Desta forma buscou-se enriquecer o ambiente de aprendizagem, utilizando estratégias de ensino que possibilitassem a compreensão dos conceitos matemáticos, a partir de equipamentos de informática, softwares e aplicativos educacionais.

Com a inserção destas ferramentas no ambiente educacional, além do desenvolvimento dos conteúdos curriculares, propiciou-se a interação do educando com as novas tecnologias e criou-se uma atmosfera de socialização entre conhecimentos de professor/aluno e aluno/aluno. Com a introdução destes recursos nas aulas, se teve um ensino de matemática mediado pelas novas tecnologias, possibilitando novas práticas pedagógicas e ambientes de aprendizagem alternativos.

 

Justificativa:

 O ensino de matemática enfrenta um grande desgaste, sendo necessária uma reformulação por parte dos professores de suas práticas pedagógicas, redefinição das estratégias e a inclusão de novas ferramentas no ensino da disciplina. Assim, o uso de tecnologias tem se tornado um grande aliado nesse enfrentamento, sendo a sua incorporação essencial para tornar a matemática uma ciência atual, integrando-a ao mundo moderno. O trabalho com o computador é parte de uma educação tecnológica que auxilia a investigação e experimentação matemática, aumenta a eficácia no processo de ensino e aprendizagem, desenvolve o senso crítico do aluno, o pensamento dedutivo, a capacidade de observação e análise, e estratégias de comunicação.

Atividades nas aulas de matemática que utilizam as novas tecnologias ampliam as possibilidades de investigação de situações-problemas, diversifica e desafia o aluno na construção de conhecimentos enriquecendo os ambientes de aprendizagem. É notório que a utilização das novas tecnologias na educação não deve ser considerada como fim de um processo, mas sim como mais uma ferramenta auxiliar de ensino e aprendizagem, despertando a curiosidade, aumentando a criatividade, além de permitir uma otimização do tempo e das ações diversificadas no processo educativo.

Na realização de atividades com recursos tecnológicos, os alunos desenvolvem argumentos e conjecturas através da experimentação, e por meio de softwares e aplicativos educacionais, podem explorar ideias e conceitos matemáticos de forma mais dinâmica podendo assim construir concretizações mentais, antes não tão fáceis de serem realizadas com lápis e papel.

 

Conteúdos Curriculares Abordados:

Este projeto englobou os conteúdos curriculares múltiplos e divisores dos números naturais. Para isto foi realizado previamente uma retomada de conceitos matemáticos que seriam pré-requisitos para a realização do projeto. Como os conceitos de múltiplos e divisores dos números naturais estão diretamente relacionados às operações de multiplicação e divisão, ambas as operações já vistas em anos anteriores, foi realizada a revisão de tais operações através de situações-problema. Ainda no mesmo bloco de conteúdos envolvendo múltiplos e divisores dos números naturais, foi desenvolvido os critérios de divisibilidade dos números naturais, os números primos e compostos, a decomposição de um número natural em fatores primos, e por fim, o mínimo múltiplo comum (MMC) e o máximo divisor comum (MDC).

 

Descrição das atividades desenvolvidas e recursos de tecnologia utilizados

Este projeto teve início no dia 13 de junho do corrente ano, coincidindo com o início das atividades escolares do segundo trimestre letivo da escola. Para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares abordados no projeto referentes a múltiplos e divisores dos números naturais, foram utilizadas algumas ferramentas tecnológicas que possibilitaram o trabalho de tais conceitos na disciplina.

Um dos recursos mais utilizados foi à lousa digital instalada no auditório da escola, com o intuito de desenvolver coletivamente, atividades explicativas buscando construir juntamente com os alunos os conceitos matemáticos. Outros recursos foram os objetos de aprendizagem virtuais, como aplicativos on-line, softwares matemáticos e jogos educativos, sendo estas ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de atividades individuais e em grupos dos conceitos previamente abordados em sala de aula, ou no auditório com a lousa digital. O meio de comunicação e divulgação dos objetos de aprendizagem, aplicativos, softwares e jogos, utilizado durante o projeto foi o blog do professor Andrios Bemfica, que busca dar uma referência ao aluno ao realizar as atividades, de forma que este possa realizar as atividades em sala de aula, e também realize atividades complementares fora do espaço escolar.

As atividades desenvolvidas nas aulas durante este período de aplicação do projeto foram sempre pesquisadas previamente e pensadas de modo que a sequência de conteúdos curriculares fosse mais adequada à realidade escolar da comunidade. As atividades utilizadas no projeto estão todas publicadas gratuitamente na rede mundial de computadores e são de livre acesso para o usuário. Neste projeto foram utilizados softwares, aplicativos e jogos educativos que envolviam os conceitos a serem trabalhados na sequência didática do projeto.

Inicialmente, trabalhou-se com o aplicativo “Múltiplos” que possibilitou o aprendizado do conceito de múltiplos de um número natural e a relação entre este conceito e as operações de multiplicação e divisão para a sua verificação. Para a aquisição do conceito de divisor de um número natural, foi utilizado o aplicativo “Divisores”, que ainda possibilitou trabalhar a diferenciação entre números primos e compostos, e a escrita dos divisores de um determinado número em fatores primos através de árvores e células. Estes foram os primeiros aplicativos utilizados no desenvolvimento dos conteúdos abordados no projeto, ambos sendo trabalhados no auditório da escola com a utilização da lousa digital.

Neste primeiro contato dos alunos com este recurso tecnológico, pude perceber uma grande aceitação por parte deles nas atividades propostas, havendo grande interação e envolvimento na aquisição de novos conhecimentos.

Na sequência das aulas em que se utilizou ferramentas tecnológicas, foi trabalhado novamente com os conceitos estudados anteriormente. Trabalhou-se com o aplicativo “Crivo de Eratóstenes”, famoso dispositivo matemático em uma versão de manipulação virtual, que possibilitou explorar padrões e relações que envolvem os múltiplos dos números naturais. Na mesma aula, utilizou-se o aplicativo “Números primos e compostos” que auxiliou na identificação desses números a partir da verificação das regras de divisibilidade, previamente estabelecidas e trabalhadas em sala de aula. Novamente foi utilizada a lousa digital, tendo em vista a grande participação e envolvimento na aula anterior, e também pelo motivo das atividades terem caráter de exemplificação.

Em um outro momento os alunos puderam trabalhar com os conceitos de múltiplos e divisores, e a verificação dos critérios de divisibilidade dos números naturais, com o jogo “Labirinto da Tabuada”. E por fim, novamente utilizando a lousa digital, foi trabalhado juntamente com os alunos o aplicativo “Árvore dos fatores”, relembrando os conceitos de múltiplos, divisores, mas também possibilitou trabalhar com a decomposição de números naturais em fatores primos, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum entre dois ou mais números.

Nesta aula foi possível realizar um grande elo entre todos os conceitos trabalhados até então, pois já contava com maior maturidade por parte dos alunos nos assuntos abordados nas aulas anteriores. Sendo assim, foi possível trabalhar a relação entre os múltiplos e divisores comuns de dois ou mais números. Na mesma aula os alunos fizeram uso do jogo investigativo “Um snooker especial”, em que os alunos investigavam os padrões e regularidades presentes em um jogo de snooker, em que tornava-se possível encontrar o mínimo múltiplo comum entre dois números naturais, sendo estes as dimensões da mesa do jogo. Esta atividade foi bastante produtiva, pois os alunos construíram, conjecturaram, e estabeleceram relações entre o estudo do mmc e a situação proposta no jogo. Com esta atividade que incluía um desafio, que os questionava e tinha um intuito de pesquisa e investigação, percebi que o conhecimento da turma ampliou.

 

Resultados alcançados com o projeto

Durante a realização deste projeto, pude verificar que a aprendizagem do conceitos matemáticos que foram tratados se tornou facilitada, pois foi possível visualizar, manipular, modificar, trabalhar em diferentes formas de registros e tratá-los de forma dinâmica. Desta forma, a utilização de novos métodos no ensino de matemática se mostrou de grande valia, trazendo resultados positivos na aprendizagem dos conceitos abordados. Adotando novas maneiras de se ensinar a matemática, e inserindo as novas tecnologias como o uso de computadores, softwares e aplicativos educacionais é possível torná-la mais atrativa, de melhor compreensão, fazendo do processo de aprendizagem algo mais dinâmico e interessante.

As atividades desenvolvidas neste projeto simularam situações que auxiliaram na compreensão dos conceitos abordados neste ano da formação básica do aluno. Buscou-se ao longo do projeto valorizar o processo onde o aluno era parte fundamental da construção do conhecimento, podendo este adquirir autonomia e ser capaz de lidar com situações similares, não somente na utilização de ferramentas tecnológicas como em seu estudo em sala de aula e em seu cotidiano.

Neste período, foi possível perceber uma maior concentração por parte dos alunos na realização das atividades em que foram utilizadas ferramentas tecnológicas. As atividades interativas provocaram movimento na aprendizagem, rompendo com a linearidade e a forma engessada com que muitas vezes a disciplina é conduzida por muitos profissionais. Além disto, houve um grande ganho de tempo no desenvolvimento destes conteúdos, que geralmente são conduzidos em um intervalo de tempo maior.

Também deve-se destacar que diversas atividades em que houve a utilização das novas tecnologias, não seriam possíveis de serem realizadas fazendo o uso de ferramentas já tradicionais na educação. Destaca-se positivamente, portanto, a utilização de tais ferramentas citadas ao longo deste projeto como caminho a ser tomado para o desenvolvimento de conteúdos curriculares na disciplina de matemática.



Você pode encontrar todos os aplicativos, softwares e jogos educativos utilizados durante o projeto nas postagens:





 Vídeo apresentado na noite de premiação na etapa municipal contendo os registros fotográficos do projeto:
  

 
 
 
 
Fotos da noite da premiação na etapa municipal do Prêmio Professor Viver Digital 2012



 
 

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