quarta-feira, 26 de junho de 2013

O que é um Webquest?

Webquest é uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da internet. É também uma oportunidade de realizar um trabalho guiado, filtrando toda a informação disponibilizada na rede mundial de computadores.

Além destes benefícios, há vantagem ao utilizar uma menor quantidade de material impresso. Segundo Márcio Rocha, responsável pelo departamento financeiro do Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí, a escola gasta em média 60 mil folhas A4 mensalmente. Este gasto é para toda a demanda nos setores pedagógico e administrativo, porém a grande maioria é para impressão de materiais paradidáticos e avaliações.

Neste sentido, trabalhar com webquest’s possibilita ao professor realizar um trabalho em consonância com as novas tecnologias aplicadas no contexto educacional, e, além disto, promove ações de redução de gastos e consumo consciente do papel na escola. Abaixo assista um vídeo que mostra dados sobre o consumo de papel no mundo, seus impactos ambientais e a importância de projetos ecologicamente corretos.



ESTRUTURA DE UMA WEBQUEST

1. Introdução - É o primeiro passo para a produção de uma webquest, é a página onde o aluno se sentirá bem vindo. Deve oferecer possibilidade de pensar e analisar com criticidade o tema sugerido.

2. Tarefa - É a definição do que o aluno terá que executar para terminar a atividade. Nesta parte da webquest o aluno age participando e colaborando com a construção do conhecimento.

3. Processo - Ao apresentar a proposta de trabalho aos aluno, as regras devem ser poucas, possíveis de cumprir e ajustadas as condições da turma.

4. Recursos - Caminhos a serem percorridos. É o momento de apresentar as fontes de informações necessárias para que a tarefa possa ser cumprida (links sugeridos).

5. Avaliação - Momento de reflexão e aprendizagem.É uma forma de análise das descobertas realizadas. Na avaliação o aluno deve ser informado sobre como seu desempenho será avaliado. Pode-se apresentar tabelas, fichas e questionários na avaliação.

6. Conclusão - Ligada a avaliação, a conclusão é uma forma de apresentar um resumo das aprendisagens, bem como, os pontos que poderão ser retomadosem outros momentos.

Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos. A webquest sempre parte de um tema, propõe uma tarefa, indica o processo e os recursos. A avaliação é feita pelos alunos com auxílio do professor e a conclusão traz um resumo da webquest e apresenta os pontos que deverão ser retomados em outras oportunidades.


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...